HISTÓRIA DO CANIL

A minha história como cinófilo confunde-se com a minha própria vida: desde criança, estive envolvido com animais, pois sempre os tive em casa. Os cães sempre foram os animais com os quais sempre tive um carinho especial.

No final dos anos 80, quando fui trabalhar em uma empresa automotiva, havia problemas de roubos de peças nos veículos estacionados no pátio, e, apesar de haver guardas no local, os furtos continuavam. Foi então que sugerimos que, ao invés de tantos guardas, fossem colocados cães. Os cães escolhidos foram os da raça Fila Brasileiro.

À partir deste fato, comecei a observar os cães: seu comportamento, os hábitos e o desempenho desses "grandalhões" como guardas.

O que me chamava a atenção era que, quando os funcionários estavam com uniforme, os cães estavam tranquilos, e, após o expediente, quando eles retiravam o uniforme, os cães mudavam de comportamento.

Com o passar do tempo, a empresa dispensou vários guardas, ficando somente dois. Os problemas de roubos praticamente acabaram depois da chegada dos cães.

Em 1989, comprei meu primeiro cão, e sem nenhuma experiência em criação de cachorros, não fiz uma boa escolha, pois o animal não era apto para participar de exposições.

Então, em 1996, comecei a minha criação com o auxílio do Canil Semalu.

Hoje, o Canil Rincão Violento possui a descendência Semalu, Borgueto, Tibaitá e Ipeuna.